segunda-feira, 16 de março de 2009

Apresentação - perfil



Olá, meu nome é José Geraldo, estudante de Artes Visuais pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Sou jornalista (DRT 4121/07) e técnico em contabilidade, colunista nos sites www.maratimba.com e www.jornalolitoral.com, além de ter atuado como ator por 20 anos. Fui diretor teatral do Grupo Raios de Luz de Teatro durante o período de 1996 a 2004 e escrevi 25 peças teatrais, dentre as quais destaco "CONSCIENCIA" (conjuntamente com Gleison Matielo – categoria: adulto; gênero: drama) que ficou dez anos em cartaz; “PÊSSEGOS ESTRAGADOS” (texto, atuação e direção meus - categoria: adulto; gênero: drama) e "O MÁGICO PODER DA AMIZADE", espetáculo infantil, recorde de público no Rubem Braga logo na estréia. Durante estes 25 anos de carreira fiz mais de 350 apresentações no Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Nasci, orgulhosamente mineiro, na cidade de Coronel Fabriciano, em outubro de 1970, mas do interior das Minas Gerais vim para o Espírito Santo quando contava com nove anos de idade. Por terras capixabas me apaixonei, ao vislumbrar tanta beleza. Há montanhas, praias, dunas, cidades grandes e minúsculas, florestas, folclore, casaca, jongo, casario. Um celeiro artístico e turístico!
Sou membro do Conselho Municipal de Cultura (Itapemirim e trabalho na Secretaria de Cultura de Itapemirim na função de gerente cultural. Ingressei-me na carreira artística em 1984, quando fui convidado a fazer um teste de ator no Grupo de Teatro Artes Levitas na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Como se percebe, a arte está entranhada em mim desde a idade bastante tenra. Aos 14 anos de idade já atua nos palcos de teatros capixabas, no entanto, aos dez, em 1980, escrevi minha primeira resenha para o teatro: “A CONVERSÃO”, texto este que foi representado tempos depois por uma equipe de atores cachoeirenses.
Por dois anos fiz aula de canto-coral e integrei o ministério musical da Catedral de São Pedro, Cachoeiro de Itapemirim/ES, no período de 1992 a 1998, ou seja, seis anos cantando e no atual cargo, onde o exerço desde 2004, desenvolvo atividades artísticas como a elaboração de projetos que visem fomentar, propagar e realizar cultura na nossa região.
Num breve relatório menciono: resgatamos o jongo – patrimônio cultural do Brasil; executamos todas as sextas-feiras o Projeto “Passeio na Praça” em Itapemirim; temos uma participação ativa no Confabani; realizamos luaus na praia; coordenação, através dos maestros, da banda marcial municipal, além de outras sete corporações musicais. Participei da criação do Grupo de Chorinho “Papagaio Falador” e da Lira Musical “Furiosa” (marchinhas de carnaval).

a) “Passeio na Praça” – este projeto ocorre todas as sextas-feiras, de 18h às 0h, onde se oportuniza a geração de renda a famílias de baixa renda comercializar produtos artesanais, bem como, valoriza cantores locais que se apresentam de 22h às 24h;

b) “Jongo”. Por duas décadas esta manifestação artística havia sido desenraizada de Itapemirim. Não só a retomamos, bem como sugerimos a criação de lei que o ampare, bem como o batizamos de “Grupo de Jongo Mestre Bento” e criamos o Grupo de Jongo Mirim “Chrispiniano Balbino Nazareth”. Jongo é uma manifestação cultural essencialmente rural diretamente associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do Samba.

c) “Confabani (Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim)” – existe em Itapemirim desde o ano de 2002, porém, ao ingressar-me na área cultural enquanto gerência, mudei a metodologia de sua propagação e execução, tornando-o mais atraente e participativo. Em 2004 o evento encontrava-se em último lugar no ranking nacional. Atualmente está em quarto lugar no Brasil e em 1º lugar no Espírito Santo, reunindo aproximadamente 4,5 mil músicos, coreógrafos, bailarinos e demais artistas. Abaixo fotos para ilustrar algumas das manifestações culturais de Itapemirim:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem